só 8 segundinhos...

Notícias

Aqui compartilhamos nossas melhores histórias

Prêmio de empresa sustentável valoriza ações do Instituto Beraca

A constante preocupação da Beraca com seu relacionamento com as comunidades, com o meio ambiente, com as plantas e com a ciência, tornou a empresa uma referência em sustentabilidade, prêmio oficializado pela Revista Exame, no dia 29 de novembro de 2017.

  • Prêmio de empresa sustentável valoriza ações do Instituto Beraca
  • Prêmio de empresa sustentável valoriza ações do Instituto Beraca
  • Prêmio de empresa sustentável valoriza ações do Instituto Beraca

Reconhecida em 2 categorias pelo Guia Exame de Sustentabilidade 2017: Empresa mais Sustentável do setor Químico (categoria PME) e Relacionamento com Comunidades, devido aos ideais mantidos desde o início pelos irmãos Marco Antônio e Ulisses Sabará: inovação, sustentabilidade e responsabilidade social. Antes, já havia sido reconhecida como Indústria Química mais Sustentável pela Revista Exame, em 2014 e 2016. Recebeu ainda o título internacional de Pioneiros dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da em negócios e cadeias produtivas, reconhecido pela ONU.

O Programa de Valorização da Sociobiodiversidade, implementado pela Beraca desde os anos 2000, estrutura um comércio comunitário e justo, reunindo os saberes e conhecimentos dos moradores da região com estudos científicos atuais, para planejar a manutenção, colheita, empreendedorismo e escoamento dos produtos. Um olhar de respeito ao passado, reconhecimento do presente e  de contribuição para um futuro sustentável. O Programa se ampliou para além da empresa, aumentando a demanda tanto do programa para a empresa, quanto dos clientes pelas ações do programa. É quando se consolida o Instituto Beraca, em 2016, como núcleo especializado em desenvolvimento comunitário que serve não só a Beraca, mas aos seus clientes e toda a comunidade.

 

O Instituto Beraca oferece possibilidades de aplicação do ideário e conceitos do Programa em mais setores empresariais ou em comunidades que queiram se desenvolver de maneira sustentável. O IB consolidou todo o aprendizado de 15 anos numa Metodologia IB que, por meio de índices e indicadores, pontuam as fragilidades de comunidades com potencial de fornecimento de produtos florestais não-madeireiros ou empreendimentos comunitários já constituídos e aponta caminhos, possibilitando desenvolver cadeias produtivas novas ou estimular cadeias que estejam paradas, com resultados socioambientais animadores.

 

O reconhecimento como Empresa Sustentável pelo Guia Exame de Sustentabilidade, motiva e valoriza as ações da empresa Beraca e também do Instituto Beraca, que se fortalecem por meio da sustentabilidade dos produtos fornecidos: movimenta 105 comunidades (indígenas, quilombolas, ribeirinhas), envolvendo mais de 15000 famílias. O planejamento do IB prevê a ampliação dos impactos para mais comunidades, alcançando mais famílias e mais resultados positivos.

 

Atestar que o trabalho com ingredientes sustentáveis e que valorizam a sociobiodiversidade é importante e transforma realidades, é um grande prêmio, reforça o caráter de responsabilidade social e ambiental da empresa. Vida longa às ações Beraca.